Tradutor

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A Melhor GCM do Brasil

Como podemos definir a melhor corporação municipal Brasileira? Quais os critérios, índices ou benefícios para essa eleição? Atuação comunitária exemplar, frustração de ocorrências diversas, amparo ao morador de rua, atenção para com o menor infrator, apoio a agentes municipais, proteção escolar, combate a pirataria e ao comércio irregular, operações em conjunto com outras forças de segurança, de fato um pleito de difícil definição.

Sem mais delongas, pretendo ir direto a resposta, que em minha humilde visão contempla, ou melhor, se sobrepõe a todas acima descritas. A melhor GCM do Brasil é aquela em que eu (nós) atuo (atuamos) e de que maneira isso ocorre? Simples! A corporação é um retrato da minha pessoa, o que eu faço, como encaro os desafios, minha postura face as adversidades e contratempos, o que me motiva e dá sentido a vida. Se temos uma profissão, além de extrairmos dela nosso sustento é conforme suas diretrizes que passamos a maior parte do nosso dia e vida conseqüentemente, dessa forma e a meu ver, o melhor caminho é a dedicação, praticamente devoção ao melhor fazer. Sim, soa um tanto quanto alienado, mas tentarei explicar. 

Penso que não adianta ficar descontando em outras pessoas minha insatisfação, ninguém é culpado pelo meu estado socioeconômico, além de mim mesmo. O munícipe, o maquinista, a pessoa que pisa no meu pé na condução, o motorista que me deu uma fechada no trânsito, o padeiro que, distraído, deixou a massa do pão passar do ponto, a minha companheira (o) de posto ou de VTR, esposa/marido/filhos/pai/mãe/irmãos/amigos ou o executivo que determina um novo horizonte para minha chefia a qual devo seguir. É possível solicitar entendimento, explicação, compreensão de uma ordem, mandato, pedido. Assim como um eventual e ponderado questionamento acerca do melhor fazer, porém nem todos os dias agimos da mesma maneira ou temos a mesma capacidade de interpretação, em uns dias estamos mais tolerantes, em outros mais estressados, entretanto, seja profissionalmente ou nos relacionamentos particulares, o que nos dá o direito de culparmos a quem quer que seja por nossos eventuais fracassos? Nada! Essa é uma postura que não cabe a ninguém.

Sendo assim, a melhor corporação do mundo é aquela em que atuo, dando o meu melhor, respeitando as diferenças, ultrapassando as barreiras diárias, valorizando cada conquista, por menor que seja, seguindo bons exemplos (como este dos municipais), e estendendo a mão para quem vem atrás. Sempre com um sorriso no olhar que denuncia a nobreza interior e positividade da alma, positividade esta que pode ser abalroada de vez em quando, mas que não se deixa abater e é responsável por uma reação frente a insistentes batalhas diuturnas que inevitáveis como são, ao menos nos fazem mais fortes e sábios. Sabedoria que deve ser utilizada não só para ganharmos mais por mais, com o único fim de ostentação, mas, também, para transformarmos o nosso entorno em um lugar melhor para se viver, além claro, de nos blindar contra os ataques dos pessimistas.

Portanto, desejo aos companheiros (as) Azul Marinho, seus familiares e a todos que acessam esta excelente ferramenta de comunicação um 2011 repleto de força, luz, paz, alegria, sabedoria, discernimento, perseverança e que apesar das novas e velhas diretrizes possamos adequá-las, nos dedicando ao máximo para obtermos o melhor, que só é destinado para aqueles que se empenham, respeitam e amam o que fazem.